Como Saber se o Contato que Recebi é Uma Fraude ou Não?
Cada serviço, site ou aplicativo tem suas políticas de relacionamento com o cliente, assim como formas diferentes de atualizar seus serviços. Por isso, confirme sempre essas políticas e consulte as páginas dos serviços onde informam as formas de contato. Geralmente, as empresas como bancos, aplicativos de mensagens instantâneas e outros serviços que envolvam dados pessoais ou senhas deixam bastante explícitos em suas comunicações quais são os meios que NÃO usam para entrar em contato.
Desconfie sempre de mensagens, e-mails, ligações e contatos de qualquer natureza que, sem que você peça, lhe ofereçam:
- Atualização de dados cadastrais
- Atualização de senhas
- Informações pessoais
- Dados de cartões de crédito e outros meios de pagamento
- Oportunidades “Incríveis” para acesso imediato
- Descontos “imperdíveis” para serviços e produtos que só possam ser acessados pelos mesmos meios que eles entraram em contato
O Observatório dos Crimes Cibernéticos – OCC também está desenvolvendo uma plataforma de consulta pública onde, em parceria com marcas, empresas e o órgãos interessados, catalogaremos todas as fraudes conhecidas para que você possa consultar através de links recebidos, prints de tela e comparativos de e-mails suspeitos. Fique ligado para receber essa atualização assim que estiver pronta!